domingo, 11 de novembro de 2012

ABC da Indução Atkins

A fase da indução é a mais difícl da dieta Atkins, acredito que sendo a primeira, as dúvidas se multiplicam. A primeira coisa a se fazer é ler o livro "A Nova Dieta Revolucionária do dr. Atkins", e entender o que á cada fase e para que serve, este post não tem como objetivo substituir esta leitura, mas vou tentar colocar aqui as dúvidas mais frequentes desta fase, bem como alguns detalhes a respeito dos produtos que não estão tão claros assim em uma primeira leitura sobre a dieta.




FARINHAS
Na indução pode-se usar em média duas colheres de sopa por dia de:
Fibra de trigo¹ (também conhecida como farelo de trigo),
Proteína Isolada de Soja (PIS),
Fibra de soja²,
Farinha de linhaça (dourada ou marrom),
Semente de linhaça (dourada ou marrom).
Com essas farinhas pode ser feitas panquecas, omeletes, pães de indução, bolos, etc.



Muita gente confunde a fibra de soja com a farinha de soja. Eu mesma, na primeira vez que comprei, levei gato por lebre. Pedi fibra de soja a granel e me deram a farinha de soja. Como não conhecia, usei. Ainda bem que achei o gosto horrível e joguei fora. Só descobri a verdadeira fibra de soja quando fui visitar a amiga Alessandra lá da Flex que me deu de presente um pacotinho de sua fibra. Adorei... É bem parecida com a PIS nas receitas. Caso você não encontre a PIS, você pode trocar por Fibra de soja. Mas, para não ser enganado, procure comprar daquelas já embaladas, como da marca Vitão ou Olvebra. 




Fiz essa foto para vocês reconhecerem melhor a fibra e a PIS.



Sobre a MALTODEXTRINA...

A maltodextrina é um carboidrato proveniente da conversão enzimática do amido do milho. Na verdade¸ ela é um hidrato de carbono complexo¸ talvez daí a grande confusão. 
Assim, é preciso evitar (sempre quando possível) o uso de alimentos que possuam esta substância, como as gelatinas, sucos, suplementos, pudins, etc. 

Por isso leia SEMPRE os rótulos dos alimentos!!!


GELATINA
A gelatina DEVE ser ZERO, mas nem todas as marcas podem, como mostra a foto acima. 
As principais gelatinas que não possuem maltodextrina são: 
Lowsucar ZERO
Doce Menor ZERO


Gelatina incolor é liberada, ajuda a dar a consistência em vários pratos. 


SUCOS
Nesta dieta não temos muitas opções de bebidas sem carboidratos e sem maltodextrina. Não exagere, pois é possível travar a perda de peso por estes pequenos detalhes. Eu sugiro que você evite o excesso e esteja consciente que está ingerindo essas substâncias.

O suco de pacote que utilizamos é o Clight, mas todos eles contém maltodextrina, leia o rótulo, pois alguns sabores tem carboidratos (superiores a 0,5) e outros não, isso significa que naqueles que está escrito ZERO carbo é porque possuem menos de 0,5:
 



CREME DE LEITE
Nenhum creme de leite é ZERO carbo totalmente, as industrias arredondam os valores, assim todos os creme de leite que tem menos de 0,5 carbos são arredondados para zero. De forma geral contabilizamos 10 carbos para cada lata e um pouco menos para as caixinhas.
O creme de leite tem suas paricularidades, o creme de leite em lata pode de qualquer marca. Já as caixinha geralmente possuem algum ingrediente proibido como o leite em pó e o amido.

Quantidade de creme de leite na INDUÇÃO: 
4 colheres de sopa ao dia (+- 2g carboidratos)

 As marcas que podemos utilizar são:
Parmalat
Frimesa
Regina
Líder




LEITE DE COCO
Também pode ser utilizado na indução. Não confunda, o coco ralado só na PPC, mas o leite de coco tudo bem. Sempre leia o rótulo, verifique que não tenha carboidratos. Leia também a composição, pois vejam as diferenças entre as duas marcas da foto, uma delas não tem quantidade significativa de sódio, enquanto a segunda apresenta 5,4mg de sódio. O sódio retém líquidos, o que atrapalha a dieta e devemos evitar já que a maioria dos alimentos industrializados têm muito sódio.
Aqui no blog tenho uma receita muito boa de Manjar de Coco para indução, experimenta!!!



TOMATE
O tomate pode ser utilizado na Indução, mas é importante contabilizar os carboidratos. Da mesma forma os molhos de tomate. 




CACAU, CHOCOLATE E COCO RALADO NÃO SÃO PERIMITIDOS NA INDUÇÃO!!!!

¹A Fibra de Trigo apresenta nas embalagens alguns carboidratos segundo a marca, no entanto ela é uma exceção, pois seus carboidratos não são absorvidos, e são eliminados junto à fibra.
² A fibra de soja é diferente da farinha de soja: a fibra é permitida na indução, pois não possui carboidratos, já a farinha de soja possui carboidratos e é permitida na última fase da dieta (Manutenção)

Agradecimentos
Nadja Soresine
Grupo Atkins Flex Facebook

76 comentários:

  1. Nossa, tão lindo esse post, didática mente e minunciosamente preparado, esse post é um carinho, um afago..ele põe qualquer iniciante no colo, é como um cafuné!

    Adorei meninas, ficou lindo mesmo.

    bjs

    Erikah

    ResponderExcluir
  2. didaticamente... o ipad separou JU...rsrsrs

    bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendi.... O meu tb faz isso!!!!! Hehehhehehe

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post, td bem simples e fácil de entender, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente maravilhoso!! Tirou todas asdúvidas que tinha de forma clara e objetiva!!! Ai meu google, o que seria de mim sem vc !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, vc é um amor, brigadinha!!!! Vc me inspirou quando comprou 4 kg de PIS, hahahhahahhahahhaha

      Excluir
  6. Simplesmente maravilhoso!! Tirou todas asdúvidas que tinha de forma clara e objetiva!!! Ai meu google, o que seria de mim sem vc !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Jully você é uma fofolete!!!! Gostaria que falasse de queijos também... Beijão e muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei!!! Muito bom esse posta...maravilhoso pra quem está iniciando nessa dieta!

    ResponderExcluir
  9. Ficou muito legal....Parabéns pela dedicação.
    Beijoss!!

    ResponderExcluir
  10. Lindo o seu empenho! Parabéns! Post mais explicadodo que isso, impossível!!! bjoooo
    http://fabipimentarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante!!!!! Estou com dificuldades em encontrar um adoçante que não tenha aquele gosto de remédio... Alguma sugestão?
    Obrigada,
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia este post aqui...se ficar ainda duvidas...fala!!! http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2012/08/nosso-aliado-sucralose.html

      Excluir
    2. Muito bom e esclarecedor o post. Amanhã mesmo vou procurar. Obrigada!!!!!

      Excluir
  12. Oi meninas, bode tomar vinho de vez em quanto nesta fase de inducao??? quais as consequencias de tomas as vezes?

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!!
    Muito bom seu post e bem esclarecedor, me tirou muitas duvidas.
    Estou começando hoje e estou adorando seu blog.
    bjs sem carbos.

    ResponderExcluir
  14. Nossa...agora sim....perfeito este artigo,alias,o blog inteiro é perfeitaço!!!.

    ResponderExcluir
  15. Minha querida Jully,

    Prazer,meu nome é Fabiola.

    Diante desse teu maravilhoso trabalho(blog) e organização,não tenho como não te pedi para me adota.Estou com problemas com o meu peso.Gostaria muito de sua ajuda.Já tentei iniciar,mas sinto que as vezes excedo a questão de 20% de consumo ao dia....Ainda não li o livro,pois aqui na minha cidade não o achei,vou pedi pela a internet,mas,até eu receber não quero perde tempo,alias,não quero mais deixar de viver!.Por favor me auxilia,me acompanha, me adota!.Quero começa do zero.Já estou malhando,já sinto melhoras em meu corpo...mas sei que talvez eu não esteja fazendo corretamente a indução,pois eu estava fazendo uso do cacau em pó.Pois só tinha por colher 2,05 de carb. Bem,mas estou pronta pra começa tudo de novo!.Me ajuda vai!.
    meu e-mail é pessoareal1@hotmail.com


    Estou no aguardo e na torcida!.
    bjossss

    OBS: nossa seu blog é de uma organização e clareza incrível!.Parabéns!!!!.
    Olhando pra ele,fica fácil seguir esta dieta.Estava agoniada sem saber o que fazer no café da manhã,mas,aqui há uma variedade incrível e separada por refeição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Jully!
      Acostumada às "dietas tradicionais", a gente não sabe nem por onde começar na Atkins!
      Parece um lugar em que tudo é proibido.
      Seus posts, sua organização e método deram-me segurança para iniciar.
      Obrigada,
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá, estou no quarto dia da indução e usei farinha de soja achando que era a mesma coisa que a PIS. Terei que começar do zero? Ou será que dá pra levar?! Tenho que perder cerca de 5kg e no mais levo bem a sério.. Enquanto isso vou usando o farelo de trigo, que consegui comprar..
    Outra duvida, se eu não consumir os 20g de carb diário será que tem problemas? Tô tendo uma certa dificuldade com as comidas... :)

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, não sei quanto usou, é provável que vc tenha saido da cetose, continue a indução e aumente mais 4 dias :)vc não vai começar do zero, tudo é experiência. Mesmo com o farelo de trigo não exagere, as vezes trava um pouco a dieta. Acho BEM difícil vc não consumir as 20g diárias... porque a maioria dos alimentos tem pelo menos um pouquinho de carbo.. O dr. Atkins recomenda as 20g, pois senão vc vai acabar perdendo massa magra, e isso não é saudável..
      beijos

      Excluir
  17. Então a culpa pode ser do bendito clight...Vou cortar pra fazer um teste..Adorei seu bolg,passei o dia pesquisando sobre maltodextrina e sua explicação foi muito útil pra mim,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando titei a gelatina Royal, destravou minha dieta. bjs

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Andei consumindo um monte de gelatina royal e suco clight, eu não fazia ideia de nada sobre maltodextrina, tô na fase de indução a 6 dias, será que não vou ter resultados? Fiquei chateada!

    Maravilhoso esse blog! Post muito informativo, vou aproveitar muita coisa daqui. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc terá resultados, mas tz não seja tão rápido. Corte a gelatina royal e o clight e veja o que acontece. Beijos

      Excluir
  20. Oi Jully tudo bem? Eu amei o seu blog, estou tentando emagrecer, preciso perder 15 Kg, tenho um pouco de medo dessa dieta, estou lendo o seu blog devagar, e gostaria se fosse possível que você me ajudasse, sei que esse blog já é uma grande ajuda, mas estou perdida, não consigo faze nada, tenho um cansaço horrível, e quando vejo já estou comendo doces, chocolates, o que eu posso fazer, não sei como começar, por favor me ajuda, eu já fui no endocrinologista que me passo sibutramina, o que eu faço?

    Obrigada e socorro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tome Sibutramina. Eu ja tomei e sei bem os efeitos. Leia todo o livro para ficar segura quanto a dieta. Se vc nao ficar, vai acabar desistindo. Ela COM CERTEZA vai tirar a fome e a vontade de doces...eu sou tb viciada...pois uma vez viciada sempre viciada. Mas eu só consegui controlar com a dieta. Minha vida mudou 100% e sou muita mais saudável e feliz. Bjs

      Excluir
  21. Jully, queria saber do creme de leite Nestlé. Ele não está na lista recomendada...tenho comprado dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creme de leite Nestlê, somente em lata.... Caixinha só da Parmalat e Líder. Leia sempre os rótulos.... Bjs

      Excluir
    2. Esse crime de leite Nestle em lata por comer á vontade? Eu estou comendo um por dia, nas. Informações nutrionais está 0% de carboidratos.

      Excluir
  22. também tenho usado o creme de leite nestle ligth... estou no 5° dia de indução e perdi 3 kg ... estou na média ou estou perdendo pouco?
    Devo cortar o creme de leite ligth?
    MUito obrigada pelas dicas, vc me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa dieta nao restringe gorduras, somente carboidratos. Sendo assim, a versão light do creme de leite nao é adequada. Beijos

      Excluir
  23. Amei este Blog!!!
    Estou no meu segundo dia e nem sei por onde começo de tantas opções.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  24. extrato de soja sem açucar é a mesma coisa que PIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao, são coisas diferentes. O extrato tem carbos, a PIS e a fibra de soja, nao tem carboidratos. Beijos

      Excluir
    2. É O WAI PROTEICO QUE A GALERA TOMA PRA MALHAR?

      Excluir
    3. Não é a mesma coisa...

      Excluir
  25. agora pro frio tenho uma receita de creme de queijo com brocolis maravilhoso.....
    CREME
    1 COUVE FLOR
    2 COLHERES DE REQUEIJÃO E QUEIJO RALADO A GOSTO
    2 COLHERES DE LEITE DESNATADO OU PIS
    SAL E TENPERO A GOSTO
    FRANGO DESFIADO OU CUBOS DE CALABRESA
    BROCOLIS

    PREPARO
    COZINHE A COUVEFLOR COM TEMPREOS E BATA NO LIQUIDIFICADOS COM A ÁGUA, O REQUEIJÃO E O PIS....
    NUMA PANELA FRITE ALHO, CEBOLA, FRANGO DESFIADO E A CALABRESS (SE QUIZER MAIS LIGHT NÃO PONHA)E O BROCOLIS POR ULTIMO AQUECENTE O CREME QUE FOI BATIDO E PARA ENFEITAR UMA SASSINHA E CUBINHO DE QUEIJO DE SUA PREFERENCIA HUMMMM ESSE DA ÁGUA NA BOCA E NINGUEM FALA QUE É COUVE FLOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não usamos leite nesta dieta Marina e a PIS é um pó, nao entendi essa substiuiçao....

      Excluir
  26. Nossa tudo mastigadinho. Agora consigo fazer a dieta.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Olá galera tô desesperada ja estou co 86 kilos e 153mtr de altura imaginem ai me ajude me mandem algum cardápio para eu seguir pelo amor de Deus meu nome é JOANNA e-mail joanna_sn@hotmail.com,me ajudemmmmmmmm.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joanna, nesta dieta não têm cardápios prontos. Leia o livro e monte o seu cardápio.

      Excluir
  28. Olá! Gostaria de saber se existe quantidade máxima de consumo de miudos, como coração, figado etc... E tb, se o guarana zero é permitido.Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Olá, na verdade estou pesquisando a dieta...mas o seu site/blog é tão lindo...tão explicadinho e tão caprichado...que só queria elogiar mesmo.
    Raro encontrar pessoas que ajudam assim...porque querem ver outras pessoas bem...parabéns mesmo!!! beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Oi tdo bem to fazendo a dieta a 7 dias e parei de perder peso a 2 dias depois q coloquei salaminho sadia nas minhas refeições e suco clight sabor maracujá estava tomando 2 l por dia no caso devo começar do zero ou ainda posso estar em acetose? O salaminho não é permitido a vontade? Porfavor me ajude a esclarecer minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  31. Azeite de oliva pode a vontade para as saladas?

    ResponderExcluir
  32. Obrigaada, soh mais uma duvidaa, e tilápia tb pode? Eh que nao esta lah na tabela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tilápia NÃO pode, ela é cheia de carboidrato. Na verdade ela é considerada o macarrão dos mares. E lembre-se nossa dieta é de proteínas. Bjs

      Excluir
  33. Você me ajudou muito!!! Minha dieta travou.... caí no conto maltodextrina.... como muuuuita gelatina royal.... tô chateada. Dia 10-09 completo 1 mês na indução...

    ResponderExcluir
  34. Olá, Tb amei o post.
    Gostaria de saber do creme de leite fresco - pode ser usado?
    Contém carbo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Olá, gostaria de saber se podemos fazer um bolo apenas com ovo, leite de coco e coco ralado!
    o pacote de 100g de coco ralado contém 1,4g de carboidrato sendo menos de 1% do total do pacote!
    o Bolo também não será consumido no mesmo dia!
    Também fiz um danoninho utilizando o creme de leite jussaram que vem 0 grama de carboidrato e clight de morango!
    podem ser consumidos?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. OIe!!!
    Hoje fui procurar o PIS pra comprar, quando cheguei na loja, o atendente me colocou um medo....Ele me disse (sem me explicar direito) que o PIS interferia no hormônio da tireoide e que os nutricionistas não indicavam o consumo de PIS.
    Na loja não tinha pra comprar...Eu tenho hipotireoidismo e gostaria de saber se realmente existe alguma relação. Obrigada desde já.Ps: seu blog é espetacular!!!

    ResponderExcluir
  37. Pode tomar chá de hibisco de caixinha/saquinho? Aqueles que compra em mercado..

    ResponderExcluir
  38. Começando hoje !! preciso muito da ajuda de todos ,,estou com 104 kilos , minha meta é 75.

    ResponderExcluir
  39. Adorei muito obrigada tudo bem explicado ...parabéns !

    ResponderExcluir
  40. Redundancia: parabens... gostei muitoooOO e pretendo iniciar a dieta nesta semana

    ResponderExcluir
  41. Seu blog é muito legal, parabéns!!!! Ajuda demais os iniciantes! Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
  42. A fase da indução pode ser prolongada por mais tempo, visto que é nela que se perde mais peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim... Mas o odeal é alternar com outras fases...

      Excluir
  43. Olá! Fibra e farelo de trigo são a mesma coisa, logo fibra e farelo de soja também? Ou não? rs Estou procurando para comprar e algumas lojas oferecem com nomes diferentes. Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Sim, fibra e farelo são a mesma coisa. Bjs

    ResponderExcluir
  45. ai essa dieta e otima em 7 dias perdir 4 kg nao sinto fome alguma mas
    eu comia igual loka
    mas agora diminuiu

    ResponderExcluir
  46. Adorei Ju, vou acompanhar sua pagina, estou na indução e suas dicas são lindas!

    ResponderExcluir